História da Livraria Espírita de Bauru

Idealistas motivados pelo amor ao Espiritismo e desejosos em divulgar essa Doutrina que surgia consolando corações fazem parte do Movimento Espírita e da criação da Livraria Espírita de Bauru.

Foi com a certeza de que nos livros espíritas encontram-se tesouros que auxiliam o homem a compreender a vida sob um novo olhar, que o Sr. Jabur Assis, os anos de 1956-1957, com uma caixa de livros espíritas e um banquinho passa a oferecer nas esquinas de Bauru o tesouro que estava em suas mãos – o livro espírita.

Em 1959 uma banca do livro é montada na esquina das Ruas Agenor Meira e 1º de Agosto, funcionando aos domingos de manhã, e lá estavam o Sr. Jabur e o Sr. Morom divulgando a Doutrina com os livros. Era o dia e horário da feira livre.

A experiência era tão significativa que, além da banca, uma pequena livraria passou a funcionar na rua 1º de Agosto, nos dias de semana, em nome da União Municipal Espírita de Bauru – UMEB, que na época era presidida pelo Sr. José Giovanini.

Em 1962 surge a proposta do Clube do Livro que será ativado alguns anos depois, dando suporte financeiro às atividades do Movimento Espírita na região.
A Livraria Espírita de Bauru passa por outros endereços. De início, Rua 1º de Agosto, depois Rua Gerson França, Avenida Rodrigues Alves e na hoje Rua Virgílio Malta.

Muitos colaboradores e voluntários contribuíram nesse período de atividades, mas uma pessoa dedicou toda sua vida não só escrevendo livros, divulgando a Doutrina, mas dirigindo a livraria por muitos e muitos anos: Richard Simonetti.

Nossa história é singela, mas é fruto do trabalho voluntário e dedicação dos espíritas de nossa cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *